1º Ciclo

Regulamento Interno 1º Ciclo

O ano lectivo de 2009-2010 constituiu um marco importantíssimo para o Colégio D. Pedro V. Com efeito, após muitas diligências e esforços da Direção desta instituição, inaugurou-se a valência do primeiro ciclo. Tratou-se duma aposta muito forte do Colégio D. Pedro V, porque considerou-se fundamental dar continuidade ao Projeto Educativo da instituição. Na verdade, este era também um desejo antigo dos pais e encarregados de educação, que sempre apoiaram e solicitaram esta valência, por considerarem que os seus educandos sentiam-se perfeitamente integrados no projecto educativo do Colégio. Assim, ao longo de quatro anos, paulatinamente, foram abrindo as quatro salas, até concluírem um ciclo, o Primeiro ciclo do Ensino Básico do Colégio D. Pedro V.

Atualmente, frequentam a nossa escola 92 crianças, do primeiro ao quarto ano. Já passaram alguns anos, desde o início, e é inegável que a valência veio acrescentar mais valias à instituição. É um projeto relativamente novo, mas implementado com sucesso, com ótimos alicerces, augurando um futuro auspicioso.

O ensino ministrado é, de facto, de Excelência, as crianças aprendem, experimentando, através dum método que privilegia a pesquisa e o trabalho. A prática pedagógica baseia-se na diversidade, na partilha e na pesquisa, em detrimento do saber empírico. O princípio do conhecimento sustenta-se na curiosidade e individualidade das crianças. Ensinar e aprender é muito mais do que ler e escrever. Por isso, os nossos alunos participam em visitas de estudo, organizam encontros com escritores, adaptam textos para teatro, enfim, aprendem interpretando e contactando com conteúdos de forma prática e inovadora. A oferta educativa contempla Atividade Física e Desportiva, Expressão Musical e Inglês.

O nosso maior regozijo é a satisfação dos nossos alunos, Pais e Encarregados de Educação. Todos ansiamos pelo sucesso. Estamos a construí-lo, sustentadamente, visando uma Educação com Valores.