Jardim de Infância

Regulamento da Educação Pré-Escolar

A Educação Pré-Escolar/Jardim-de-Infância do Colégio D. Pedro V é, reconhecidamente, marca e sinónimo de excelência na comunidade local, em Braga, mas também junto de instituições de ensino espalhadas pelo país e pelo mundo. De facto, a Educação Pré-escolar deste Colégio é motivo de estudo e modelo em vários países, sendo comum receber especialistas do ramo da educação, por exemplo do Brasil, de Itália, entre outros, em visitas de trabalho.

A pedagogia do Jardim-de-Infância do Colégio D. Pedro V assenta, principalmente, na participação e experimentação. Uma criança curiosa, ávida por experimentar a realidade que a rodeia, estará mais predisposta para a aprendizagem e para o sucesso educativo. Os nossos docentes são, acima de tudo, facilitadores, orientadores para o contacto da criança com a realidade. Por isso, o quotidiano da criança está orientado para os seus interesses e motivações. A criança surpreende pela sua imaginação e capacidade de trabalho, pela motivação e empenho com que se dedica às suas tarefas. Nesse sentido, é necessário organizar e orientar o seu trajeto escolar, enquadrando-o numa rotina, num método de trabalho, que envolva planificar, executar e rever, em pequeno ou grande grupo, todas as atividades pensadas e executadas. No mundo de hoje é imperioso motivar a criança para esta realidade cada vez mais estruturada, é imperioso preparar as crianças para o mundo ocidental e contemporâneo, complexo, dinâmico e competitivo.

A Educação Pré-Escolar encontra-se legitimada por averbamento à Autorização Definitiva DREN nº 239, para um total de 100 alunos, sendo que, o nº de docentes afetos é de 4, coadjuvados por 3 docentes de atividades especializadas (Artes Expressivas, Educação Física/Yoga e Música). A esta valência está, ainda, afeto um docente de Inglês, como Atividade Extra Curricular.

Apoiado pelo Ministério da Educação