Atualidade

O Lar D. Pedro V teve um crescimento sustentado, ao nível de serviços e oferta educativa, sobretudo a partir dos anos noventa do século passado. A Direção vigente decidiu, após consultar a equipa pedagógica, apostar num plano de formação, associado a uma parceria estratégica com a Universidade do Minho e, mais tarde, com a Associação Criança. A intervenção e a articulação entre as duas instituições originaram dinâmicas pedagógicas riquíssimas, experiências e práticas baseadas nos verdadeiros interesses das crianças. O projecto cresceu, desenvolveu-se, amadureceu.

Atualmente, o Colégio D. Pedro V é uma Instituição de ensino de referência da cidade de Braga. Para além do Lar de Infância e Juventude (LIJ) que acolhe cerca de 30 crianças e jovens, o Colégio D. Pedro V tem em funcionamento a Educação Pré-escolar, com 4 salas, para cem crianças e o Primeiro Ciclo do Ensino Básico, com 4 salas, 92 crianças, do primeiro ao quarto ano, Atividades e Tempos livres, bem como outras estruturas de apoio ao ensino.

Os espaços são amplos e preparados para actividades de caráter lúdico e pedagógico. Alguns dos espaços mais antigos, mas carregados de história, como os claustros, situados no antigo edifício do convento da Penha ou a Capela da Nossa Senhora da Penha, fazem as delícias das crianças e dos adultos. As instalações do nosso ATL, datadas dos anos 30 do século passado, também conhecidas na cidade como as cozinhas económicas de Braga, foram recentemente adaptadas para actividades complementares e ocupação dos tempos livres. As instalações têm vindo a ser  renovadas nos últimos anos, proporcionando mais conforto e luminosidade aos utentes.